Conheça mais sobre o programa de enfermagem

Padrão

Criada no Distrito Federal, sob a coordenação do Profissional de Enfermagem e líder Jorge Vianna, a Enfermagem Unida tende a elevar o conceito dos profissionais, promover o desenvolvimento pessoal e institucional da Categoria de forma organizada.

É uma iniciativa em que os participantes se encaram como parceiros em busca de objetivos comuns em prol de benefícios para a Enfermagem. Aqui, não existe lugar para rivalidade, e sim para uma continuidade na orientação e na formação do profissional, na exposição de projetos e projeções profissionais, seja no campo político, institucional ou pessoal.

Como funciona:

Por meio da Enfermagem Unida, criam-se perfis de profissionais com interesse em divulgar seus trabalhos em prol da enfermagem em seus estados, ou grupos setoriais com projetos e temáticas voltadas para o profissional em todo o Brasil. Aqui pretendemos discutir por meios de fóruns e chats, os principais problemas em comum que a enfermagem brasileira enfrenta e as soluções cabíveis.

Com o apoio mútuo das entidades representativas dos profissionais, elaboram-se propostas de resoluções para os problemas encontrados, favorecendo a troca de experiências entre o grupo e o desenvolvimento do pensamento crítico do profissional de enfermagem.

enfermagem

Vantagens:

Facilitar a relação entre as escolas, alunos, professores e trabalhadores de enfermagem, melhorar a qualidade da prestação de serviço e incentivar o treinamento entre os profissionais, além de gerar mais empregos e uma oportunidade das escolas e faculdades divulgarem seus cursos.

Favorecer aos profissionais uma exposição dos fatos que ocorram em suas cidades ou estados, e que se fazem necessário uma ampla divulgação para o conhecimento de todos os participantes, o que pode ser: uma manifestação, divulgação de eventos voltados para a enfermagem, cursos e palestras de interesses profissionais, negociações com os estados, etc.

Essa iniciativa busca impedir o isolamento dos objetivos dos profissionais que tem em suas vidas, a missão de representar a categoria nas mais diversas esferas da administração.

Comentário dos internautas:

Esse é o primeiro passo para que possamos iniciar um projeto nacional em prol da enfermagem. Aqui vamos, de forma inteligente e séria, organizar movimentos e projetos inerentes à profissão e aos profissionais. Queremos acabar com esse estigma que dizem ” a enfermagem é desunida”, NÃO! A enfermagem não é desunida, só não tínhamos um norte a seguir, tendo como representantes várias pessoas que, de fato, não tinham compromisso com a categoria. Agora temos! Portanto enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem, e simpatizantes dessa honrosa profissão, nos ajude a quebrar essa barreira de preconceito da própria categoria e vamos ” implodir”, ou seja, de dentro para fora, uma campanha de valorização dos nossos profissionais, esse é nosso compromisso! Enfermagem unida!

Dica: conheça o curso de enfermagem gratuito e participe!

Assista ao vídeo que e conheça dicas valiosas para técnico de enfermagem recém formado.

PsicoterapiaA

Padrão

Terapia Cognitiva é uma das abordagens de psicoterapia que tem  demonstrado grande êxito pelos resultados obtidos no tratamento  dos mais variados transtornos e patologias clinicas.

Tem como alicerce básico a compreensão dos processos cognitivos e sua rede de significados que são estabelecidos através da percepção, seleção e significação das informações provenientes do meio externo.

TERAPIA

Como ocorre a percepção

Assim, cada indivíduo “percebe” e “interpreta” a vida de um jeito único e idiossincrático. Metaforicamente, podemos imaginar, que cada pessoa no decorrer de sua história adquire uma
lente através da qual passa a enxergar o mundo e esta visão é pautada nas crenças tudo isso pode ser facilmente melhorado com uso do Opti Memory. (p. ex.: como eu sou, como vejo o mundo, como me sinto e etc), juízos de valor (p. ex.: isto é certo, errado, imoral, moral e etc)

valores estes que a pessoa construiu através de suas experiências com o passar de sua vida.Sob esta condição é que as concepções cognitivistas mostraram toda a sua força e maestria ao exibirem as mais diversificadas ferramentas de ajuste cognitivo como os ‘registros de pensamentos disfuncionais’ (J. Beck, 1997), as técnicas de ‘reestruturação cognitiva’ (Beck & Freeman, 1993), o processo de ‘identificação da crenças irracionais’ (Ellis, 1988) e toda uma variedade de denominações peculiares que sustentaram (e ainda sustentam) a prática da correção ou de substituição dos padrões disfuncionais por padrões mais funcionais do pensamento.

TERAPIAS COGNITIVAS

Neste sentido, mais do que se presumir, aceitou-se que o ‘conhecimento’ é uma representação direta do mundo exterior, cabendo ao terapeuta auxiliar o paciente no ajuste ou no aperfeiçoamento de padrões mais verdadeiros e concordantes com a realidade socialmente estabelecida; assim, o terapeuta, nesta postura, ‘sabe’ aquilo que é melhor para seu cliente.

Ao pensamento foi atribuído um caráter determinante e, à sua disfunção, toda uma variedade de psicopatologias. Às emoções intensas, aquelas intrusas indesejadas de nosso bem-estar, restou-lhes apenas o controle.

Quando então não se obtinha o princípio da correspondência com o mundo exterior, as emoções disfuncionais eram a indicação desta falta de compatibilidade entre a realidade interna e a externa.Portanto, dentro das concepções cognitivas mais tradicionais (ou cognitivas-objetivistas), a destreza e o manuseio pelo cliente das boas formas de entender a realidade fez com que, em certo sentido,o organismo fosse entendido como passivo às interferências do meio, devendo então se curvar e, frente aos eventuais erros do pensamento, exibir uma rota mais ‘adequada’.

Assim, torna-se inevitável que o ‘erro do pensar’ tenha se tornado a fruta em decomposição na fruteira,devendo ser corrigido.O objetivo da Terapia Cognitiva não é o de interpretar ou de tentar criar uma teoria de leis gerais sobre o funcionamento da psique humana, mas sim, o de levantar hipóteses gerais acerca de como cada indivíduo construiu a sua realidade e analisar assim os padrões de pensamento gerados por estas crenças, que, sendo inadequadas ou disfuncionais, podem vir a criar conflitos e sofrimento para a pessoa. Através das técnicas cognitivas propõe-se, então, a mudança dessas crenças e, consequentemente, o alivio do sofrimento emocional.

52-terapia-cognitva

Até a última contagem existiam mais de 25 tipos distintos de psicoterapia cognitiva no mundo. [ ] Volta O que é Terapia Cognitiva de base Construtivista?Segundo o construtivismo, os significados não são originários somente das crenças ou dos juízos de valor, mas muitas vezes sua origem são as experiências e representações corporificadas destas experiências, ou seja, os significados que criados, freqüentemente, partem das estruturas corpóreo-emocionais da experiência e não dos processos puramente racionais. Isto faz com que estejamos imersos em características criativas e não somente representativas da realidade externa.

Mais do que reproduzir internamente os significados do mundo externo, construímos muito mais sentidos do que aqueles já articulados “lá fora”, ou seja, nossa cognição, basicamente pró-ativa, vai além do que a ela é apresentado.

Portanto, o mundo interno que habitamos é visto como derivado fundamentalmente de uma construção pessoal ímpar, sentida e não unicamente pensada.

A psicoterapia construtivista, assim, procura entender e ampliar os padrões de significados emocionais e não, a priori, desconfiar que os mesmos sejam os vilões equivocados do sofrimento emocional.

A experiência individual é resultante de um processo evolutivo, onde a realidade em que vivemos é (re)interpretada por nós através de nossa estrutura cognitiva (e emocional) e os significados finais são o produto de atribuições pessoais de caráter múltiplo. O mundo que se ergue e habitamos não é um mundo onde os significados são estabelecidos de maneira pública e abstraídos através da razão, mas um mundo único, com um sentido próprio para aquele que o estrutura.

O organismo não é, então, passivo às interferências do meio e sim ativo, indo além daquilo que lhe é dado.Diferentemente das visões tradicionais da Terapia Cognitiva (objetivista) nas quais os erros de pensamento nos levavam às emoções disfuncionais; nas concepções construtivistas, as emoções são as estruturas determinantes da formação de significado, ou seja, existe uma primazia abstrata sobre a forma de se criar e perceber a realidade.O que foi construído como verdadeiro pelo indivíduo converte-se em um elemento soberano e determinante aos nossos sentidos, mesmo que aos olhos do terapeuta possam ser irracionais ou desprovidos de lógica.

A partir da construção interna é que os clientes atribuem os significados às coisas que os circundam. Somos prisioneiros capturados na rede de nossas teorias e expectativas.Saiba mais aqui.Em 1993, os psicólogos Cristiano Nabuco de Abreu e Ricardo Franklin Ferreira fundaram o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo, o primeiro centro brasileiro de referência da Terapia Cognitiva, tendo como objetivo dar formação em Terapia Cognitiva Construtivista, realizar cursos, workshops, pesquisas, tradução e edição de livros, grupos de estudos e supervisão de casos e prestar atendimento psicológico. Se você tiver dúvidas sobre a Terapia Cognitiva Construtivista ou sobre nossas atividades entre em contato. Saiba mais aqui.[ ] VoltaA diretoria do Núcleo atualmente é composta pelos seguintes psicólogos:

Cristiano Nabucodonozor de Lima Abreu Psicólogo Clínico Mestrado em Psicologia pela PUC/SC

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho / Portugal Coordenador do Programa de Psicoterapia do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares ( AMBULIM ) do Instituto de Psiquiatria da FMUSP Fundador da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas Fundador da Asociación Sulamericana de Terapias Cognitivas[ ] Volta Eduardo M. O. Simon

Participamos ativamente na organização do grupo brasileiro nos Congressos Internacionais de Construtivismo em Psicoterapia: 1994 em Buenos Aires, Argentina; 1996 em Tenerife, Espanha; 1998 em Siena, Itália; 2000 em Genebra. Saiba mais aqui.Desde 1995, ministramos este curso para profissionais da área de saúde visando a expansão de profissionais nesta área. O curso é oferecido tanto em São Paulo como em outros estados.

Transtornos Psicóticos

Episódio PsicóticoAgudoAlucinações Delírios Esquizofrenia Transtornos  Relacionados à Substâncias ÁlcoolAbuso de Anfetaminas Drogadição Retardo MentalOrientação VocacionalProblemas de Casais

Como escovar os dentes corretamente

Padrão

Todos possuímos colegas que escovam os dentes escassamente uma vez por dia, porém por 15 minutos. E demais que proíbem os seus filhos de alimentar-se frutas secas. Parece que ninguém sabe precisamente o que está fazendo. Se você manobrar o fio dental, use um raspador de língua. Desordenado? Olhe esta manual passo-a-passo.

escovação

Quantas ocasiões você deve escovar os dentes e segundo você precisa fazê-lo? Ao menos duas ocasiões por dia, diz a Wikipédia. Isso significa que você deve escovar os dentes posteriormente o almoço e adequadamente. Se você escovar às oito da manhã e deslocar-se para a cama às 10 ou 11 da noite, você possui 14 ou 15 horas de refeição, durante que as bactérias se acumulam.

Mas má escovação pode provocar outros distúrbios. Se você escova duramente pensa estar fazendo um bom serviço, mas você pode desgastar suas gengivas e a superfície do dente. As pessoas pensam que recessão gengival são um aviso de enfermidade de núcleo, mas é constantemente um aviso de excesso de limpeza.

O percurso certo é conhecido como a técnica de Baixo alterado. Você deve limpar em círculos e para cima e para baixo, mas acaso se trata da linha da gengiva, você deve alvitrar a escova em um sentido de 45 graus e aplicar tensão suave assim sendo empalidece penosamente sob a gengiva, posteriormente, passar depressa de distância. Sua escova não deve viajar durante das gengivas. É fundamental começar logo abaixo da gengiva, porque uma grande porção de alimentos e bactérias ficam presos lá. Você deve constantemente escovar a língua ou adquirir um raspador de língua, que deve provocar de dois os três minutos para fazer um serviço íntegro. Não escove perdurante meia hora após comer, para dar o seu período de saliva para realizar seu serviço e neutralizar o ácido utilizado para comer e beber. Anteriormente disso, os dentes estão no seu ponto mais fraco e a escovação pode danificar o esmalte.

Escova manuseável ou elétrica? Um palpite é para usar uma escova de dentes elétrica Colgate. A fundamental é desenvolver a técnica correta. O aconselhado para pacientes é usar uma escova macia ou média – escovas de dentes rígidas causam mais danos.

escovar

Eu regiamente tenho de usar fio dental? Sim. Mas certa vez por dia é benéfico. Se você é suscetível a obtenção de alimentos preso, você toleraria levar fio com você e fazê-lo perdurante o dia. Caso contraditório, o indicado usar fio dental durante a noite. Desiguais profissionais podem indicar uma ordem diferente, mas os demais recomendam antes de escovar, porque uso do fio dental abre seus dentes ligeiramente. Enquanto você escova depois, o flúor no creme dental pode infiltrar-se que a pequena contenda entre cada dente. Fio dental entre todos os dentes, usar fio limpo para cada um e ir para cima na medida em que vão sem rasgar sua gengiva. Limpe a superfície do dente e raiz, removendo bactérias e alimentos. Quanto mais cedo concretizar, melhor para evitar futuro tratamento de canal, saiba mais em outros locais.

fio dental

Você deve usar antisséptico bucal? Um bochecho modelo pode lavar ingredientes proveitosos do creme dental. Ingerir açúcar atrai as bactérias que o ácido deposita e esta cria placa, que corrói a superfície do dente. Os ingredientes de fluoreto de pasta de dentes beneficiam o reforçar a superfície. Dentistas instruem bochechos só mesmo necessário em circunstâncias particulares.

Assim, você deve realizar o enxague da boca quando terminar a escovação ou deixar algum creme dental em sua boca? Para as crianças, o indicado é lavar, porque se eles também têm dentes adultos que ainda têm de crescer, eles podem acabar com o excesso de flúor que pode danificar os dentes.

E sobre lanches? Não escove após cada alimentação o tempo todo. Algumas pessoas que comem frutas perdurante todo o dia, mas a inconveniência é que a porção de açúcar ingerida é prejudicial para seus dentes. Evite frutas secas pois grudam em seus dentes. É excelente comer os alimentos açucarados de alguma só vez, em vez de no decorrer do dia. Se você tem algo doce, incluso de cerca de meia hora ou 40 minutos a sua saliva tornar-se-á trabalhando duro para neutralizar a acidez. Se você se alimentar alimentos açucarados perdurante todo o dia, é constantemente atacando os dentes. Um exagero de pessoas tem uma colher de chá açúcar no chá ou café todos os dias, sem observar que ocasiona os mesmos distúrbios. Todos estes interesses evitam o implante dental no amanhã.

Acesse o site da Claudia Pimenta e conheça mais dicas para o seu dente.